COLÉGIO
MUNICIPAL MARIA JOSÉ DIAS PIRES
DISCIPLINA:
REDAÇÃO PROFESSORA:
JANICLEIDE SÉRIE: 7º
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA: GÊNERO ENTREVISTA ORAL (USO DO CELULAR NA ESCOLA)
1- Propósito social
Expor oralmente
2-Propósito didático
Desenvolver
uma consciência crítica, aprimorar conhecimentos e habilidades comunicativas
dos alunos no âmbito escolar;
Motivar
os alunos para o estudo deste gênero;
Conhecer
as características do gênero;
Analisar
e identificar entrevista e suas características;
Elaborar
uma entrevista e entrevistar o escolhido:
Revisar
o texto rever pontuação, ortografia;
Desenvolver
a oralidade e escrita;
Ler e
interpretar textos do gênero.
Conteúdos:
Escrita
e oral;
Linguagem
formal e informal;
Pontuação,
ortografia;
Comportamentos
leitores.
Recursos
metodológicos:
Utilização de recursos tecnológicos como data
show, vídeos que servirão de apoio para o desenvolvimento da aula expositiva,
para que os alunos possam compreender e visualizar com mais facilidade, celular
ou máquina fotográfica.
Plano de aula 1:
►
Apresentação do vídeo – Entrevista O uso do celular em sala de aula.
Entrevistados: Maria Célia Martins Fernandes, diretora da Escola estadual
Elizabet Evangelista Pereira, e Alunos matriculados na escola: Talyta Ferreira
de Almeida,Alisson Deivid Nunes e Jusileine de Almeida Godoes. Entrevistadora:
Graciete Maria de Oliveira Rodrigues
► Após a
visualização do vídeo, lançar perguntas para incitar o debate, instigar e
analisar as primeiras inferências dos alunos com relação ao gênero.
Perguntas:
- Alguém sabe dizer o que eles
estavam fazendo?
- Conhecem o gênero?
- Sobre o que eles estão
falando?
- Vocês já assistiram outra
entrevista como essa?
- O que te chamou mais
atenção?
- Onde é mais retratada a
entrevista?
► Diante disso, explique o que é
um gênero entrevista e daremos exemplos de outros.
Fale que
o gênero é muito usado na comunicação, pois como aborda Marcuschi, é impossível
que haja a comunicação sem a utilização de um gênero e que esses mudam de
acordo com a situação, por isso a grande variedade de gêneros. Daremos exemplos
de gêneros do cotidiano deles, como o resumo que eles fazem na escola, e-mail
que eles enviam, a carta que fizeram quando criança para os pais, para o papai
Noel, apresentação de trabalho na escola, mais conhecido como seminário, entre
muitos outros.
Entregar
xerox do texto abaixo “A utilização de celulares no ambiente escolar” fazer leitura
coletiva e comentários sobre o mesmo, assim se informar sobre o tema.
texto
A utilização de celulares no ambiente escolar
Redação
enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.
Nos dias atuais, estamos rodeados
por tecnologias, como computadores, TV's e os temidos celulares. Sendo os
últimos, motivo de discussão entre todas as escolas. Há quem acredite que o uso
do aparelho como aliado no estudo pode proporcionar mais interesse. Mas no
sentido oposto, há pessoas que desaprovam a utilização da ferramenta, pois
levam em consideração, a possível dispersão dos jovens.
Diversas escolas estão adotando novos métodos para inserir o celular no meio escolar, como jogos e pesquisas na web, obtendo a partir disto, uma maior interação que gera uma alta taxa de assimilação do conteúdo.
Por outro lado, algumas escolas tornam-se mais rígidas quanto o uso indiscriminado do aparelho, passando a aceita-lo apenas nos intervalos, já que consideram, a falta de atenção inerente a utilização de recursos tecnológicos.
O uso do celular em sala de aula, portanto, pode ser aliado ou inimigo da educação, dependendo apenas do modo como este é encarado pelo corpo docente. É de responsabilidade da escola, dos pais, professores e alunos saber dosar a utilização e torna-la benéfica e auxiliadora do aprendizado dos mesmos.
Diversas escolas estão adotando novos métodos para inserir o celular no meio escolar, como jogos e pesquisas na web, obtendo a partir disto, uma maior interação que gera uma alta taxa de assimilação do conteúdo.
Por outro lado, algumas escolas tornam-se mais rígidas quanto o uso indiscriminado do aparelho, passando a aceita-lo apenas nos intervalos, já que consideram, a falta de atenção inerente a utilização de recursos tecnológicos.
O uso do celular em sala de aula, portanto, pode ser aliado ou inimigo da educação, dependendo apenas do modo como este é encarado pelo corpo docente. É de responsabilidade da escola, dos pais, professores e alunos saber dosar a utilização e torna-la benéfica e auxiliadora do aprendizado dos mesmos.
Plano de aula 2:
Relembrar o vídeo da primeira aula e fazer
questionamentos.
Questionamentos:
- O que vocês recordam da última aula?
- O que é um gênero?
- Quais gêneros vocês tem usado durante essa
semana?
- Na entrevista da aula passada, quantas pessoas
participaram?
► Expor e explicar as
características presentes em uma entrevista oral, principalmente o uso da
linguagem formal e informal.
Explicação:
Para que
haja uma entrevista, é necessário antes a presença de um tema, uma vez que a
finalidade desse gênero é a informação, é preciso também que haja entrevistador
(es) e o (os) entrevistado(os). Como geralmente esses entrevistadores são de
rede de televisão ou meios de comunicações muito acessíveis, antes tem que
haver uma preparação em cima do tema, elaborações de perguntas e ainda esse
entrevistador tem que se comportar de maneira formal, seja nas palavras ou no
modo de se vestir e de se colocar, mas o entrevistado, nem sempre será formal,
esse na maioria das vezes se utiliza do coloquialismo.
► Complementar a explicação
através do vídeo-aula denominado: “gênero textual entrevista”. Disponível no
link: <https://www.youtube.com/watch?v=TZfpsY2FRlg>.
Ø Sugerir que façam anotações
precisas ao assistir o vídeo, que norteará na produção do trabalho.
Ø Após o vídeo e as anotações
entregar para os alunos xerox com informações do que é uma entrevista e suas
características, fazer leitura e comentários.
Plano de aula 3
► Atividade em sala de aula
valendo 0,5 ponto sobre entrevista oral.
Questionário:
1ª – Quais as características da
entrevista oral? Para que ela é utilizada?
É um veiculo
comunicativo e se da através da tv, rádio, etc. para informações, expressar
opiniões.
2ª – Qual o papel do
entrevistador e do entrevistado? Quantas pessoas podem ser envolvidas em uma
entrevista?
3ª – Você já assistiu a uma
entrevista em programas de televisão? Qual era o assunto abordado?
4ª – Quais temas você trabalharia
em uma entrevista?
► Debate sobre o questionário
Ø Entregar copias do texto abaixo
para levar para casa. Solicitar que façam a leitura e façam anotações sobre
entendimentos, dúvidas, etc.
Considerações sobre o uso e o abuso de celulares, nas instituições
escolares
Angela
Mendonça - Pedagoga e
Fernando Guiraud - Psicólogo
Fernando Guiraud - Psicólogo
Na categoria das "parafernálias
tecnológicas", o celular é, sem sombra de dúvida, uma das mais celebradas
invenções da humanidade. Tendo para muitos se tornado, além de objeto de
consumo, objeto de desejo e de uso permanente, pode gerar até mesmo certa
"dependência emocional". A indústria do consumo apela para a
publicidade, estimulando a necessidade infinita de atualização dos modelos e
das possibilidades técnicas. A acirrada competição entre empresas poderosas faz
com que pessoas do mundo inteiro troquem de aparelhos frequentemente,
influenciando especialmente adolescentes e jovens, que se tornaram os maiores
usuários e consumidores.
O uso dos celulares, assim como de qualquer
outro bem ou produto, não traz apenas benefícios e facilidades. Em alguns
casos, o abuso pode gerar transtornos e sérias dificuldades pessoais e sociais.
Existe certa "ética comum" quanto ao uso do celular, que não é
explícita, senão que oculta e tácita, como que a orientar a maioria das pessoas
de "bom senso". Por exemplo, é recomendável, em determinados locais
públicos (cinemas, teatros, casas de eventos, casamentos, cerimônias
religiosas) desligar os celulares ou, na pior das hipóteses, deixá-los no modo silencioso,
para que os demais presentes não sejam incomodados. É socialmente esperado que
as pessoas de todas as idades, inclusive adolescentes e jovens, ajam desta
forma. Mas, sabemos que nem sempre é o que acontece.
Circulam, tanto na mídia como nas redes
sociais da Internet, inúmeros vídeos documentando tratativas pedagógicas
equivocadas e intervenções bizarras por parte de educadores, quanto ao uso de
celulares por alunos. Antes de mais nada, esses fatos denunciam a necessidade
de repensarmos o papel do professor, da família e da "autoridade
educativa", no que se refere ao processo de mediação social. A questão
preocupa professores, diretores de escola e familiares, indicando que esse
problema precisa ser discutido em âmbito nacional, levando em consideração não
apenas a eficiência do aparato escolar como também o respeito aos direitos
humanos, no transcurso do processo pedagógico. As escolas brasileiras precisam
reavaliar, urgentemente, os métodos dos quais se vale para limitar e
conscientizar acerca do uso adequado da tecnologia por parte de alunos e
educadores. Como podemos reconhecer a influencia da tecnologia e da sociedade
do conhecimento e, ao mesmo tempo, imaginar que a tecnologia não chegará às escolas?
[...]
Plano de aula 4
Ø
Começar a aula relembrando a aula anterior e a
proposta que foi enviada para casa, sondar quem leu o texto e fez as anotações,
tirar dúvidas se assim tiveram.
Ø
Entregar texto para leitura e interpretação - artigo
de opinião - (uso do celular)
Leia o
texto para responder as próximas 10 (dez) questões. (Valendo 0,5)
GERAÇÃO DO CELULAR
Inaê Soares da Silva
O uso
do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros, tem
ocupado quase a metade das horas vagas da população e especialistas confirmam
que as pessoas estão viciadas. Os usuários não usam o celular ou a internet
apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro,
seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho. As pessoas
precisam aprender ter maiscontato com o mundo real.
As
crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no
celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros ou
para uma conversa com os amigos. Adultos chegam do trabalho já vão conferir as
últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos e até idosos estão
aderindo à nova tecnologia. A cultura da população está mudando e isso
preocupa.
Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais
contato com as pessoas, mas está totalmente ao contrário. O que veio para aproximar,
acabou afastando. As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas
com as outras. A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas
atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.
Temos
que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se
desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Deixar o
celular desligado quando estiver em família, curtir um passeio sem tantas selfies
e dar preferência ao bate-papo olho-no-olho são situações que fortalecerão o
relacionamento e o amor.
Da Silva, Inaê Soares. Escola João Moreira
Barroso.
Setembro de 2017 (Adaptado). Professor Maurício
Araújo
1ª) Qual o assunto do artigo de
opinião?
______________________________________________________________
2ª) A finalidade do texto é
a) informar sobre o avanço das
tecnologias.
b) apresentar dados históricos
sobre as redes sociais.
c) apresentar um ponto de vista
para convencer o leitor.
d) informar sobre a importância
do celular na comunicação.
3ª) Segundo a autora, como os
usuários do celular estão se comportando atualmente em relação aos aplicativos
de relacionamento?
a) Eles estão passando todo o seu
tempo livre nas redes sociais.
b) Os usuários usam o celular
excessivamente.
c) Os usuários usam todos os dias
o celular, mas conseguem limitar o tempo que passam nas redes sociais.
d) Usam as redes sociais apenas
para se relacionar amorosamente.
4ª) Há uma opinião da autora em
a) “O uso do celular é
considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros...”
b) “... especialistas confirmam
que as pessoas estão viciadas.”
c) “Adultos chegam do trabalho já
vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos...”
d) “Acredito que as redes sociais
foram criadas para que nós tivéssemos mais contato com as pessoas...”
5ª) No trecho: “...e sim, ficam
vidrados o dia inteiro...”, a expressão grifada significa que os usuários
a) passam muito tempo no celular.
b) ficam bastante tempo na
internet e isso causa problemas na visão.
c) podem prejudicar o vidro do
celular durante o toque com os dedos.
d) são obrigados a usarem o
celular.
6ª) A tese que a autora Inaê
Soares defende está em
a) “Os usuários não usam o celular
ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o
dia inteiro...”
b) “As crianças estão passando
horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que
poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros...”
c) “As pessoas precisam aprender
ter mais contato com o mundo real.”
d) “... seja na rua, na praça,
com os amigos e até mesmo no trabalho.”
7ª) No trecho: “Adultos chegam do
trabalho já vão conferir as últimas atualizações...” , a palavra em
destaque revela circunstância de
a) modo.
b) tempo.
c) lugar.
d) intensidade.
8ª) O que a autora quis dizer ao
escrever “A comunicação que prevalece é a virtual”?
a) Com a chegada da tecnologia, a
comunicação virtual está diminuindo.
b) Que a comunicação real
(olho-no-olho) está se tornando mais frequente.
c) Que todos os dias as pessoas
estão comprando mais celular.
d) Que a comunicação por meio de
aplicativos de celulares está se tornando mais frequente.
9º No trecho: “...e isso
preocupa.”, o termo em destaque se refere
a) aos adultos que chegam do
trabalho e já vão para o celular.
b) aos idosos que aderiram à nova
tecnologia.
c) à mudança da cultura da
população.
d) às últimas atualizações dos
aplicativos de relacionamento.
10ª) Qual a proposta de solução
apresentada pela autora para minimizar os problemas causados pelo celular?
a) “Temos que incentivar às
crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo
virtual para se conectarem com o mundo real.”
b) “A comunicação que prevalece é
a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”,
são raros.”
c) “O que veio para aproximar,
acabou afastando.”
d) “As redes sociais estão
fazendo as pessoas antissociais umas com as outras.”
RESPOSTAS:
1ª)
O uso excessivo do celular.
2ª)
c
3ª)
b
4ª)
d
5ª)
a
6ª)
c
7ª)
b
8ª)
d
9ª)
c
10ª)
a
AULA 5
Ø Exposição e explicação sobre
estrutura, características do gênero entrevista:
Gênero Textual Entrevista
Por: Daniela Diana
/ Professora licenciada em Letras
A
Entrevista é um dos gêneros textuais com função geralmente informativa veiculado,
sobretudo, pelos meios de comunicação: jornais, revistas, internet, televisão,
rádio, dentre outros.
Há diversos tipos de
entrevistas dependendo da intenção pretendida: a entrevista jornalística,
entrevista de emprego, entrevista psicológica, a entrevista social, dentre
outras. Elas podem fazer parte de outros textos jornalísticos, por exemplo, a
notícia e a reportagem.
Trata-se de um texto marcado pela
oralidade produzido pela interação entre duas pessoas, ou seja, o
entrevistador, responsável por fazer perguntas, e o entrevistado (ou
entrevistados), quem responde às perguntas.
A Entrevista possui uma função social
muito importante, sendo essencial para a difusão do conhecimento, a formação de
opinião e posicionamento crítico da sociedade, uma vez propõe um debate sobre
determinado tema, onde o discurso direto é sua principal característica.
Seja, as palavras proferidas pelo
entrevistado e o entrevistador são transcritas de maneira fidedigna e,
portanto, pode haver muitas marcas de oralidade bem como observações
(geralmente entre parênteses) que descrevem as ações de ambos, por exemplo:
(risos).
No entanto, é notório um tipo de formalismo
nas entrevistas, exposto pela linguagem utilizada entre ambos, com apresentação
de um discurso coerente.
Características da Entrevista
Textos informativos
e/ou opinativos
Presença do
entrevistador e do entrevistado
Linguagem dialógica
e oral
Marca do discurso
direto e da subjetividade
Mescla da linguagem
formal e informal
Estrutura da Entrevista
Para produzir uma
entrevista esteja atento à sua estruturação:
Escolha do Tema
A entrevista pode
ser um texto em que você vá utilizar para dar consistência a um outro trabalho,
ou mesmo, para conhecer melhor o trabalho de outra pessoa.
Seja qual for o tema
escolhido, por exemplo, o novo livro do escritor, fica claro que ele deverá
comparecer à entrevista.
Elaboração de Roteiro
Feito a escolha do
tema e do entrevistado, é muito importante a elaboração de um roteiro de forma
que o entrevistador o tenha em mãos na hora da entrevista.
Além disso,
pesquise, analise e estude sobre o tema, pois como a entrevista garante a
presença de alguém, podem surgir outras perguntas durante o processo, a partir
das respostas do entrevistador.
O roteiro deverá ter
um objetivo claro e ser apresentado em formas de perguntas e cuidado para que
não fique muito longo, no entanto, tenha outras perguntas em mente se for
necessário.
Título
Se necessário,
coloque um título na entrevista. Ele norteará melhor o objetivo delimitando o
tema proposto, bem como seduz o leitor à sua leitura. Por exemplo:
Entrevista com
Eduardo Pereira: apontamentos sobre sua nova obra.
Se necessário faça
uma introdução (que pode ser curta), mas que informe o leitor do que será
discutido.
Nesse caso, apresente
o assunto que será discutido, bem como o perfil do entrevistado e sua
experiência profissional.
Revisão
A parte final é tão
importante quanto a inicial. Afinal, não adianta ter as ideias e apresenta-las
de maneira informal, ou seja, um texto que não abrigue coerência e coesão.
Se a intenção é
fazer uma entrevista com o entrevistado e depois apresentar para um público
leitor, você deverá utilizar uma câmera ou gravador e depois realizar o
trabalho de transcrição das falas de ambos.
Ø
Entregar para os alunos lerem em grupos Exemplo de uma Entrevista
Segue abaixo a entrevista
(escrita) entre o jornalista Júlio Lerner e a escritora brasileira Clarice
Lispector, veiculada no programa “Panorama”, da TV Cultura, dia 1 de fevereiro
de 1977, ano da morte da escritora.
Exemplo:
Trecho da Entrevista Escrita
Clarice Lispector, de onde veio
esse Lispector?
É um nome latino, não é? Eu
perguntei a meu pai desde quando havia Lispector na Ucrânia. Ele disse que há
gerações e gerações anteriores. Eu suponho que o nome foi rolando, rolando,
rolando, perdendo algumas sílabas e foi formando outra coisa que parece “Lis” e
“peito”, em latim. É um nome que quando escrevi meu primeiro livro, Sérgio
Milliet (eu era completamente desconhecida, é claro) diz assim: “Essa escritora
de nome desagradável, certamente um pseudônimo…”. Não era, era meu nome mesmo.
Você chegou a conhecer o Sérgio
Milliet pessoalmente?
Nunca. Porque eu publiquei o meu
livro e fui embora do Brasil, porque eu me casei com um diplomata brasileiro,
de modo que não conheci as pessoas que escreveram sobre mim.
Clarice, seu pai fazia o que
profissionalmente?
Representações de firmas, coisas
assim. Quando ele, na verdade, dava era para coisas do espírito.
Há alguém na família Lispector
que chegou a escrever alguma coisa?
Eu soube ultimamente, para minha
enorme surpresa, que minha mãe escrevia. Não publicava, mas escrevia. Eu tenho
uma irmã, Elisa Lispector, que escreve romances. E tenho outra irmã, chamada
Tânia Kaufman, que escreve livros técnicos.
Você chegou a ler as coisas que
sua mãe escreveu?
Não, eu soube há poucos meses.
Soube através de uma tia: “Sabe que sua mãe fazia um diário e escrevia
poesias?” Eu fiquei boba…
Nas raras entrevistas que você
tem concedido surge, quase que necessariamente, a pergunta de como você começou
a escrever e quando?
Antes de sete anos eu já
fabulava, já inventava histórias, por exemplo, inventei uma história que não
acabava nunca. Quando comecei a ler comecei a escrever também. Pequenas
histórias.
►Explicação da proposta de
seminário.
- A partir do que foi proposto, solicitar aos
alunos que façam uma entrevista com um pai, o diretor, um professor e um
aluno da escola, sobre o tema “o uso do celular na escola”, em grupos
previamente visto pela professora, os mesmos irão elaborar as perguntas pensando
no entrevistado e com base no que aprenderam e já sabiam sobre tema,
- A entrevista deverá ser gravada via meios
tecnológicos (celular, câmera digital etc.) se o entrevistado aceitar;
- Exposição da entrevista na sala de aula;
- Apresentar para os colegas as características
da entrevista e o uso de linguagem formal e informal, através do vídeo
gravado por eles.
- Entregar para a professora um trabalho
escrito, contendo a transcrição da entrevista e destacando a predominância
da classe gramatical presente no texto transcrito.
►Divisão de grupo com limite de 4
pessoas para trabalho da produção valendo nota.
Plano de aula 5, 6:
►Orientação do trabalho;
►Os alunos terão momentos para reunir
os grupos, juntar ideias, formular perguntas tirar dúvidas e mostrar o
andamento dos trabalhos, fazer reescrita de perguntas, rever pontuação,
ortografia com orientação da professora. Nestes momentos também irão rever
datas e marcar com o entrevistado escolhido.
Plano de aula 7
►Entrega
do trabalho escrito e apresentações das entrevistas produzidas, com duração de
15 minutos para cada grupo. Ao final a professora irá fazer breves comentários
e colocações acerca dos trabalhos.
Trabalho escrito valerá 4,0
Apresentação do seminário valerá
3,0
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Características do gênero oral,
disponível em:
Video:
https://www.youtube.com/watch?v=i1REY9q3JUc
Vídeo-aula denominado: “gênero textual
entrevista”. Disponível no link: <https://www.youtube.com/watch?v=TZfpsY2FRlg>.
Textos utilizados retirado em: http://www.crianca.mppr.mp.br/pagina-1322.html
ATIVIDADES
EXTRAS:
Uso de
tecnologia influencia nosso cérebro? Interpretação e produção de texto
Preparei essa atividade pensando na intertextualidade e interpretação de
textos de diferentes gêneros sobre um tema muito recorrente, e que cada vez
mais está presente nas salas de aula e na produção textual.
Uso de tecnologia influencia nosso cérebro?
Leia os
textos a seguir
Texto 1 –
Charge de Caco Galhardo
Disponível
em
http://conexaobytes.blogspot.com.br/2013/02/armazenamento-charge.html
Texto 2
Pesquisa
indica que uso excessivo de celular deixa o cérebro preguiçoso
A praticidade de descobrir rapidamente uma
informação que não vem fácil à memória é uma das grandes vantagens do uso de
smartphones. Apesar de parecer a melhor coisa do mundo quando permitem uma
busca na internet para descobrir como é mesmo o nome daquela atriz ou o
endereço daquele restaurante que um amigo indicou, os celulares inteligentes
podem “acomodar” o cérebro. Estudo canadense feito com usuários de telefones
com acesso à internet mostrou que, quanto mais as pessoas recorrem a esses
aparelhos, mais elas podem ser prejudicadas nas tomadas de decisões. Os autores
do trabalho, publicado no jornal Computers in Human Behavior, acreditam que o
uso excessivo dos dispositivos deixa o cérebro preguiçoso.
O estudo
realizado por uma equipe da Universidade de Waterlloo sugere que a comodidade
de ter várias ferramentas que auxiliam em tarefas do cotidiano pode ser um
problema para a saúde das pessoas à medida que elas deixam de buscar na própria
memória as informações de que precisam
[...]
Após os
testes, os pesquisadores notaram que os participantes que tinham habilidades
cognitivas mais “afiadas” e uma maior disponibilidade para pensar de forma
analítica gastavam menos tempo usando a função de busca dos smartphones.
[...] Descobrimos que os indivíduos que mais dependem de seus smartphones como uma fonte de informação são pensadores ‘mais preguiçosos’, isto é, eles tendem a confiar em seus instintos na resolução de problemas e estão menos dispostos a pensar logicamente para chegar a uma solução”, explica Pennycook, um dos autores da pesquisa.
[...] Descobrimos que os indivíduos que mais dependem de seus smartphones como uma fonte de informação são pensadores ‘mais preguiçosos’, isto é, eles tendem a confiar em seus instintos na resolução de problemas e estão menos dispostos a pensar logicamente para chegar a uma solução”, explica Pennycook, um dos autores da pesquisa.
Texto completo disponível em
Atividades
1.A ideia
principal do texto 1 é:
( )
a grande capacidade de armazenamento de um smartphone
( )
tornou-se impossível viver sem ter todos os dispositivos eletrônicos
( )
o cérebro humano é muito limitado, por isso todos precisam de aparelhos
eletrônicos eficientes.
( )
uso exagerado da tecnologia pode ser prejudicial
2.A
palavra “mequetrefes”, que aparece no último quadro da tirinha, pode ser substituída por:
a) brilhantes.
b) interessantes
c) criativas.
d) inúteis.
3.
Segundo o texto 2:
a) Qual é
uma das grandes vantagens do uso de smartphones?
b) Apesar
da vantagem, qual problema os usos desses celulares inteligentes podem trazer?
c) Qual
foi a conclusão do estudo canadense feito com usuários desses dispositivos?
4.
Pode-se dizer que os dois textos tratam do mesmo assunto? Justifique.
5. Você
gasta muito tempo na internet (seja no celular ou outro dispositivo)? Como isso
afeta suas tarefas diárias?
Produção de texto
De acordo
com os textos dessa atividade e sua visão de mundo, escreva um pequeno texto
com o tema:
O celular
na vida dos adolescentes
Lembre-se,
você pode apresentar argumentos sobre como os adolescentes usam o celular, a
favor, contra, dar exemplos, questionar... Não esqueça de fazer parágrafos,
usar pontuação adequada, manter as ideias claras e prestar atenção à
ortografia.
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