domingo, 14 de outubro de 2018

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ENTREVISTA ORAL


COLÉGIO MUNICIPAL MARIA JOSÉ DIAS PIRES
DISCIPLINA: REDAÇÃO                 PROFESSORA: JANICLEIDE           SÉRIE: 7º
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: GÊNERO ENTREVISTA ORAL (USO DO CELULAR NA ESCOLA)
1- Propósito social
Expor oralmente
2-Propósito didático
Desenvolver uma consciência crítica, aprimorar conhecimentos e habilidades comunicativas dos alunos no âmbito escolar;
Motivar os alunos para o estudo deste gênero;
Conhecer as características do gênero;
Analisar e identificar entrevista e suas características;
Elaborar uma entrevista e entrevistar o escolhido:
Revisar o texto rever pontuação, ortografia;
Desenvolver a oralidade e escrita;
Ler e interpretar textos do gênero.

Conteúdos:

Escrita e oral;
Linguagem formal e informal;
Pontuação, ortografia;
Comportamentos leitores.
Recursos metodológicos:
 Utilização de recursos tecnológicos como data show, vídeos que servirão de apoio para o desenvolvimento da aula expositiva, para que os alunos possam compreender e visualizar com mais facilidade, celular ou máquina fotográfica.
Plano de aula 1:  
► Apresentação do vídeo – Entrevista O uso do celular em sala de aula. Entrevistados: Maria Célia Martins Fernandes, diretora da Escola estadual Elizabet Evangelista Pereira, e Alunos matriculados na escola: Talyta Ferreira de Almeida,Alisson Deivid Nunes e Jusileine de Almeida Godoes. Entrevistadora: Graciete Maria de Oliveira Rodrigues
► Após a visualização do vídeo, lançar perguntas para incitar o debate, instigar e analisar as primeiras inferências dos alunos com relação ao gênero.
Perguntas:
  • Alguém sabe dizer o que eles estavam fazendo?
  • Conhecem o gênero?
  • Sobre o que eles estão falando?
  • Vocês já assistiram outra entrevista como essa?
  • O que te chamou mais atenção?
  • Onde é mais retratada a entrevista?
► Diante disso, explique o que é um gênero entrevista e daremos exemplos de outros.
Fale que o gênero é muito usado na comunicação, pois como aborda Marcuschi, é impossível que haja a comunicação sem a utilização de um gênero e que esses mudam de acordo com a situação, por isso a grande variedade de gêneros. Daremos exemplos de gêneros do cotidiano deles, como o resumo que eles fazem na escola, e-mail que eles enviam, a carta que fizeram quando criança para os pais, para o papai Noel, apresentação de trabalho na escola, mais conhecido como seminário, entre muitos outros.
Entregar xerox do texto abaixo “A utilização de celulares no ambiente escolar” fazer leitura coletiva e comentários sobre o mesmo, assim se informar sobre o tema.
texto
A utilização de celulares no ambiente escolar
Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.

Nos dias atuais, estamos rodeados por tecnologias, como computadores, TV's e os temidos celulares. Sendo os últimos, motivo de discussão entre todas as escolas. Há quem acredite que o uso do aparelho como aliado no estudo pode proporcionar mais interesse. Mas no sentido oposto, há pessoas que desaprovam a utilização da ferramenta, pois levam em consideração, a possível dispersão dos jovens.
Diversas escolas estão adotando novos métodos para inserir o celular no meio escolar, como jogos e pesquisas na web, obtendo a partir disto, uma maior interação que gera uma alta taxa de assimilação do conteúdo.
Por outro lado, algumas escolas tornam-se mais rígidas quanto o uso indiscriminado do aparelho, passando a aceita-lo apenas nos intervalos, já que consideram, a falta de atenção inerente a utilização de recursos tecnológicos.
O uso do celular em sala de aula, portanto, pode ser aliado ou inimigo da educação, dependendo apenas do modo como este é encarado pelo corpo docente. É de responsabilidade da escola, dos pais, professores e alunos saber dosar a utilização e torna-la benéfica e auxiliadora do aprendizado dos mesmos.
Plano de aula 2:
 Relembrar o vídeo da primeira aula e fazer questionamentos.
Questionamentos:
  • O que vocês recordam da última aula?
  • O que é um gênero?
  • Quais gêneros vocês tem usado durante essa semana?
  • Na entrevista da aula passada, quantas pessoas participaram?
► Expor e explicar as características presentes em uma entrevista oral, principalmente o uso da linguagem formal e informal.
Explicação:
Para que haja uma entrevista, é necessário antes a presença de um tema, uma vez que a finalidade desse gênero é a informação, é preciso também que haja entrevistador (es) e o (os) entrevistado(os). Como geralmente esses entrevistadores são de rede de televisão ou meios de comunicações muito acessíveis, antes tem que haver uma preparação em cima do tema, elaborações de perguntas e ainda esse entrevistador tem que se comportar de maneira formal, seja nas palavras ou no modo de se vestir e de se colocar, mas o entrevistado, nem sempre será formal, esse na maioria das vezes se utiliza do coloquialismo.
► Complementar a explicação através do vídeo-aula denominado: “gênero textual entrevista”. Disponível no link: <https://www.youtube.com/watch?v=TZfpsY2FRlg&gt;.
Ø  Sugerir que façam anotações precisas ao assistir o vídeo, que norteará na produção do trabalho.
Ø  Após o vídeo e as anotações entregar para os alunos xerox com informações do que é uma entrevista e suas características, fazer leitura e comentários.
Plano de aula 3
► Atividade em sala de aula valendo 0,5 ponto sobre entrevista oral.
Questionário:
1ª – Quais as características da entrevista oral? Para que ela é utilizada?
É um veiculo comunicativo e se da através da tv, rádio, etc. para informações, expressar opiniões.
2ª – Qual o papel do entrevistador e do entrevistado? Quantas pessoas podem ser envolvidas em uma entrevista?
3ª – Você já assistiu a uma entrevista em programas de televisão? Qual era o assunto abordado?
4ª – Quais temas você trabalharia em uma entrevista?
► Debate sobre o questionário
Ø  Entregar copias do texto abaixo para levar para casa. Solicitar que façam a leitura e façam anotações sobre entendimentos, dúvidas, etc.
Considerações sobre o uso e o abuso de celulares, nas instituições escolares
Angela Mendonça - Pedagoga e
Fernando Guiraud - Psicólogo
     Na categoria das "parafernálias tecnológicas", o celular é, sem sombra de dúvida, uma das mais celebradas invenções da humanidade. Tendo para muitos se tornado, além de objeto de consumo, objeto de desejo e de uso permanente, pode gerar até mesmo certa "dependência emocional". A indústria do consumo apela para a publicidade, estimulando a necessidade infinita de atualização dos modelos e das possibilidades técnicas. A acirrada competição entre empresas poderosas faz com que pessoas do mundo inteiro troquem de aparelhos frequentemente, influenciando especialmente adolescentes e jovens, que se tornaram os maiores usuários e consumidores.
    O uso dos celulares, assim como de qualquer outro bem ou produto, não traz apenas benefícios e facilidades. Em alguns casos, o abuso pode gerar transtornos e sérias dificuldades pessoais e sociais. Existe certa "ética comum" quanto ao uso do celular, que não é explícita, senão que oculta e tácita, como que a orientar a maioria das pessoas de "bom senso". Por exemplo, é recomendável, em determinados locais públicos (cinemas, teatros, casas de eventos, casamentos, cerimônias religiosas) desligar os celulares ou, na pior das hipóteses, deixá-los no modo silencioso, para que os demais presentes não sejam incomodados. É socialmente esperado que as pessoas de todas as idades, inclusive adolescentes e jovens, ajam desta forma. Mas, sabemos que nem sempre é o que acontece.
    Circulam, tanto na mídia como nas redes sociais da Internet, inúmeros vídeos documentando tratativas pedagógicas equivocadas e intervenções bizarras por parte de educadores, quanto ao uso de celulares por alunos. Antes de mais nada, esses fatos denunciam a necessidade de repensarmos o papel do professor, da família e da "autoridade educativa", no que se refere ao processo de mediação social. A questão preocupa professores, diretores de escola e familiares, indicando que esse problema precisa ser discutido em âmbito nacional, levando em consideração não apenas a eficiência do aparato escolar como também o respeito aos direitos humanos, no transcurso do processo pedagógico. As escolas brasileiras precisam reavaliar, urgentemente, os métodos dos quais se vale para limitar e conscientizar acerca do uso adequado da tecnologia por parte de alunos e educadores. Como podemos reconhecer a influencia da tecnologia e da sociedade do conhecimento e, ao mesmo tempo, imaginar que a tecnologia não chegará às escolas? [...]
Plano de aula 4
Ø  Começar a aula relembrando a aula anterior e a proposta que foi enviada para casa, sondar quem leu o texto e fez as anotações, tirar dúvidas se assim tiveram.
Ø  Entregar texto para leitura e interpretação - artigo de opinião - (uso do celular)
Leia o texto para responder as próximas 10 (dez) questões. (Valendo 0,5)

GERAÇÃO  DO CELULAR
Inaê Soares da Silva

            O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros, tem ocupado quase a metade das horas vagas da população e especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas. Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro, seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho. As pessoas precisam aprender ter maiscontato com o mundo real.
            As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros ou para uma conversa com os amigos. Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos e até idosos estão aderindo à nova tecnologia. A cultura da população está mudando e isso preocupa.
            Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contato com as pessoas, mas está totalmente ao contrário. O que veio para aproximar, acabou afastando. As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as outras. A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.
            Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Deixar o celular desligado quando estiver em família, curtir um passeio sem tantas selfies e dar preferência ao bate-papo olho-no-olho são situações que fortalecerão o relacionamento e o amor.

Da Silva, Inaê Soares. Escola João Moreira Barroso. 
Setembro de 2017 (Adaptado). Professor Maurício Araújo


1ª) Qual o assunto do artigo de opinião?
______________________________________________________________

2ª) A finalidade do texto é
a) informar sobre o avanço das tecnologias.
b) apresentar dados históricos sobre as redes sociais.
c) apresentar um ponto de vista para convencer o leitor.
d) informar sobre a importância do celular na comunicação.

3ª) Segundo a autora, como os usuários do celular estão se comportando atualmente em relação aos aplicativos de relacionamento?
a) Eles estão passando todo o seu tempo livre nas redes sociais.
b) Os usuários usam o celular excessivamente.
c) Os usuários usam todos os dias o celular, mas conseguem limitar o tempo  que passam nas redes sociais.
d) Usam as redes sociais apenas para se relacionar amorosamente.

4ª) Há uma opinião da autora em
a) “O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros...”
b) “... especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas.”
c) “Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos...”
d) “Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contato com as pessoas...”

5ª) No trecho: “...e sim, ficam vidrados o dia inteiro...”, a expressão grifada significa que os usuários
a) passam muito tempo no celular.
b) ficam bastante tempo na internet e isso causa problemas na visão.
c) podem prejudicar o vidro do celular durante o toque com os dedos.
d) são obrigados a usarem o celular.

6ª) A tese que a autora Inaê Soares defende está em
a) “Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro...”
b) “As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros...”
c) “As pessoas precisam aprender ter mais contato com o mundo real.”
d) “... seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho.”

7ª) No trecho: “Adultos chegam do trabalho vão conferir as últimas atualizações...” , a palavra em destaque revela circunstância de
a) modo.
b) tempo.
c) lugar.
d) intensidade.

8ª) O que a autora quis dizer ao escrever “A comunicação que prevalece é a virtual”?
a) Com a chegada da tecnologia, a comunicação virtual está diminuindo.
b) Que a comunicação real (olho-no-olho) está se tornando mais frequente.
c) Que todos os dias as pessoas estão comprando mais celular.
d) Que a comunicação por meio de aplicativos de celulares está se tornando mais frequente.

9º No trecho: “...e isso preocupa.”, o termo em destaque se refere
a) aos adultos que chegam do trabalho e já vão para o celular.
b) aos idosos que aderiram à nova tecnologia.
c) à mudança da cultura da população.
d) às últimas atualizações dos aplicativos de relacionamento.

10ª) Qual a proposta de solução apresentada pela autora para minimizar os problemas causados pelo celular?
a) “Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real.”
b) “A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.”
c) “O que veio para aproximar, acabou afastando.”
d) “As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as outras.”
RESPOSTAS:
1ª) O uso excessivo do celular.
2ª) c
3ª) b
4ª) d
5ª) a
6ª) c
7ª) b
8ª) d
9ª) c
10ª) a

AULA 5
Ø  Exposição e explicação sobre estrutura, características do gênero entrevista:
Gênero Textual Entrevista
                                                                       Por: Daniela Diana / Professora licenciada em Letras

         A Entrevista é um dos gêneros textuais com função geralmente informativa veiculado, sobretudo, pelos meios de comunicação: jornais, revistas, internet, televisão, rádio, dentre outros.
Há diversos tipos de entrevistas dependendo da intenção pretendida: a entrevista jornalística, entrevista de emprego, entrevista psicológica, a entrevista social, dentre outras. Elas podem fazer parte de outros textos jornalísticos, por exemplo, a notícia e a reportagem.
       Trata-se de um texto marcado pela oralidade produzido pela interação entre duas pessoas, ou seja, o entrevistador, responsável por fazer perguntas, e o entrevistado (ou entrevistados), quem responde às perguntas.
       A Entrevista possui uma função social muito importante, sendo essencial para a difusão do conhecimento, a formação de opinião e posicionamento crítico da sociedade, uma vez propõe um debate sobre determinado tema, onde o discurso direto é sua principal característica.
       Seja, as palavras proferidas pelo entrevistado e o entrevistador são transcritas de maneira fidedigna e, portanto, pode haver muitas marcas de oralidade bem como observações (geralmente entre parênteses) que descrevem as ações de ambos, por exemplo: (risos).
      No entanto, é notório um tipo de formalismo nas entrevistas, exposto pela linguagem utilizada entre ambos, com apresentação de um discurso coerente.
Características da Entrevista
Textos informativos e/ou opinativos
Presença do entrevistador e do entrevistado
Linguagem dialógica e oral
Marca do discurso direto e da subjetividade
Mescla da linguagem formal e informal
Estrutura da Entrevista
Para produzir uma entrevista esteja atento à sua estruturação:
Escolha do Tema
A entrevista pode ser um texto em que você vá utilizar para dar consistência a um outro trabalho, ou mesmo, para conhecer melhor o trabalho de outra pessoa.
Seja qual for o tema escolhido, por exemplo, o novo livro do escritor, fica claro que ele deverá comparecer à entrevista.
Elaboração de Roteiro
Feito a escolha do tema e do entrevistado, é muito importante a elaboração de um roteiro de forma que o entrevistador o tenha em mãos na hora da entrevista.
Além disso, pesquise, analise e estude sobre o tema, pois como a entrevista garante a presença de alguém, podem surgir outras perguntas durante o processo, a partir das respostas do entrevistador.
O roteiro deverá ter um objetivo claro e ser apresentado em formas de perguntas e cuidado para que não fique muito longo, no entanto, tenha outras perguntas em mente se for necessário.
Título
Se necessário, coloque um título na entrevista. Ele norteará melhor o objetivo delimitando o tema proposto, bem como seduz o leitor à sua leitura. Por exemplo:
Entrevista com Eduardo Pereira: apontamentos sobre sua nova obra.
Se necessário faça uma introdução (que pode ser curta), mas que informe o leitor do que será discutido.
Nesse caso, apresente o assunto que será discutido, bem como o perfil do entrevistado e sua experiência profissional.
Revisão
A parte final é tão importante quanto a inicial. Afinal, não adianta ter as ideias e apresenta-las de maneira informal, ou seja, um texto que não abrigue coerência e coesão.
Se a intenção é fazer uma entrevista com o entrevistado e depois apresentar para um público leitor, você deverá utilizar uma câmera ou gravador e depois realizar o trabalho de transcrição das falas de ambos.

Ø  Entregar para os alunos lerem em grupos Exemplo de uma Entrevista
Segue abaixo a entrevista (escrita) entre o jornalista Júlio Lerner e a escritora brasileira Clarice Lispector, veiculada no programa “Panorama”, da TV Cultura, dia 1 de fevereiro de 1977, ano da morte da escritora.
Exemplo: Trecho da Entrevista Escrita
Clarice Lispector, de onde veio esse Lispector?
É um nome latino, não é? Eu perguntei a meu pai desde quando havia Lispector na Ucrânia. Ele disse que há gerações e gerações anteriores. Eu suponho que o nome foi rolando, rolando, rolando, perdendo algumas sílabas e foi formando outra coisa que parece “Lis” e “peito”, em latim. É um nome que quando escrevi meu primeiro livro, Sérgio Milliet (eu era completamente desconhecida, é claro) diz assim: “Essa escritora de nome desagradável, certamente um pseudônimo…”. Não era, era meu nome mesmo.
Você chegou a conhecer o Sérgio Milliet pessoalmente?
Nunca. Porque eu publiquei o meu livro e fui embora do Brasil, porque eu me casei com um diplomata brasileiro, de modo que não conheci as pessoas que escreveram sobre mim.
Clarice, seu pai fazia o que profissionalmente?
Representações de firmas, coisas assim. Quando ele, na verdade, dava era para coisas do espírito.
Há alguém na família Lispector que chegou a escrever alguma coisa?
Eu soube ultimamente, para minha enorme surpresa, que minha mãe escrevia. Não publicava, mas escrevia. Eu tenho uma irmã, Elisa Lispector, que escreve romances. E tenho outra irmã, chamada Tânia Kaufman, que escreve livros técnicos.
Você chegou a ler as coisas que sua mãe escreveu?
Não, eu soube há poucos meses. Soube através de uma tia: “Sabe que sua mãe fazia um diário e escrevia poesias?” Eu fiquei boba…
Nas raras entrevistas que você tem concedido surge, quase que necessariamente, a pergunta de como você começou a escrever e quando?
Antes de sete anos eu já fabulava, já inventava histórias, por exemplo, inventei uma história que não acabava nunca. Quando comecei a ler comecei a escrever também. Pequenas histórias.
►Explicação da proposta de seminário.
  • A partir do que foi proposto, solicitar aos alunos que façam uma entrevista com um pai, o diretor, um professor e um aluno da escola, sobre o tema “o uso do celular na escola”, em grupos previamente visto pela professora, os mesmos irão elaborar as perguntas pensando no entrevistado e com base no que aprenderam e já sabiam sobre tema,
  • A entrevista deverá ser gravada via meios tecnológicos (celular, câmera digital etc.) se o entrevistado aceitar;
  • Exposição da entrevista na sala de aula;
  • Apresentar para os colegas as características da entrevista e o uso de linguagem formal e informal, através do vídeo gravado por eles.
  • Entregar para a professora um trabalho escrito, contendo a transcrição da entrevista e destacando a predominância da classe gramatical presente no texto transcrito.
►Divisão de grupo com limite de 4 pessoas para trabalho da produção valendo nota.
Plano de aula 5, 6:
►Orientação do trabalho;
►Os alunos terão momentos para reunir os grupos, juntar ideias, formular perguntas tirar dúvidas e mostrar o andamento dos trabalhos, fazer reescrita de perguntas, rever pontuação, ortografia com orientação da professora. Nestes momentos também irão rever datas e marcar com o entrevistado escolhido.
Plano de aula 7
►Entrega do trabalho escrito e apresentações das entrevistas produzidas, com duração de 15 minutos para cada grupo. Ao final a professora irá fazer breves comentários e colocações acerca dos trabalhos.
Trabalho escrito valerá 4,0
Apresentação do seminário valerá 3,0
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Características do gênero oral, disponível em:
Video: https://www.youtube.com/watch?v=i1REY9q3JUc
 Vídeo-aula denominado: “gênero textual entrevista”. Disponível no link: <https://www.youtube.com/watch?v=TZfpsY2FRlg&gt;.
Textos utilizados retirado em: http://www.crianca.mppr.mp.br/pagina-1322.html
                                                           ATIVIDADES EXTRAS:
Uso de tecnologia influencia nosso cérebro? Interpretação e produção de texto
Preparei essa atividade pensando na intertextualidade e interpretação de textos de diferentes gêneros sobre um tema muito recorrente, e que cada vez mais está presente nas salas de aula e na produção textual.


Uso de tecnologia influencia nosso cérebro?

Leia os textos a seguir


Texto 1 – Charge de Caco Galhardo

Disponível em
http://conexaobytes.blogspot.com.br/2013/02/armazenamento-charge.html

Texto 2
Pesquisa indica que uso excessivo de celular deixa o cérebro preguiçoso
A praticidade de descobrir rapidamente uma informação que não vem fácil à memória é uma das grandes vantagens do uso de smartphones. Apesar de parecer a melhor coisa do mundo quando permitem uma busca na internet para descobrir como é mesmo o nome daquela atriz ou o endereço daquele restaurante que um amigo indicou, os celulares inteligentes podem “acomodar” o cérebro. Estudo canadense feito com usuários de telefones com acesso à internet mostrou que, quanto mais as pessoas recorrem a esses aparelhos, mais elas podem ser prejudicadas nas tomadas de decisões. Os autores do trabalho, publicado no jornal Computers in Human Behavior, acreditam que o uso excessivo dos dispositivos deixa o cérebro preguiçoso.
O estudo realizado por uma equipe da Universidade de Waterlloo sugere que a comodidade de ter várias ferramentas que auxiliam em tarefas do cotidiano pode ser um problema para a saúde das pessoas à medida que elas deixam de buscar na própria memória as informações de que precisam
[...]
Após os testes, os pesquisadores notaram que os participantes que tinham habilidades cognitivas mais “afiadas” e uma maior disponibilidade para pensar de forma analítica gastavam menos tempo usando a função de busca dos smartphones.

[...] Descobrimos que os indivíduos que mais dependem de seus smartphones como uma fonte de informação são pensadores ‘mais preguiçosos’, isto é, eles tendem a confiar em seus instintos na resolução de problemas e estão menos dispostos a pensar logicamente para chegar a uma solução”, explica Pennycook, um dos autores da pesquisa.

Texto completo disponível em

Atividades

1.A ideia principal do texto 1 é:
(  ) a grande capacidade de armazenamento de um smartphone
(  ) tornou-se impossível viver sem ter todos os dispositivos eletrônicos
(  ) o cérebro humano é muito limitado, por isso todos precisam de aparelhos eletrônicos eficientes.
(  ) uso exagerado da tecnologia pode ser prejudicial


2.A palavra “mequetrefes”, que aparece no último quadro da tirinha, pode ser substituída por:
a) brilhantes.                                         b) interessantes
c) criativas.                                            d) inúteis.

3. Segundo o texto 2:
a) Qual é uma das grandes vantagens do uso de smartphones?
b) Apesar da vantagem, qual problema os usos desses celulares inteligentes podem trazer?
c) Qual foi a conclusão do estudo canadense feito com usuários desses dispositivos?

4. Pode-se dizer que os dois textos tratam do mesmo assunto? Justifique.

5. Você gasta muito tempo na internet (seja no celular ou outro dispositivo)? Como isso afeta suas tarefas diárias?

Produção de texto
De acordo com os textos dessa atividade e sua visão de mundo, escreva um pequeno texto com o tema:
O celular na vida dos adolescentes
Lembre-se, você pode apresentar argumentos sobre como os adolescentes usam o celular, a favor, contra, dar exemplos, questionar... Não esqueça de fazer parágrafos, usar pontuação adequada, manter as ideias claras e prestar atenção à ortografia.







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SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ENTREVISTA ORAL

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