Diante das dificuldades encontrada nas aulas de Língua Portuguesa, relacionadas à assimilação e uso da acentuação gráfica pelos alunos do 9º ano A e B, e após ter contato com materiais e sugestões de usos de novas tecnologias, durante os estudos do curso realizado no curso Novas Tecnologias na Educação, foi ai que surgiu a ideia de elaborar um jogo de tabuleiro com foco na acentuação gráfica. Criei o tabuleiro baseado nos que vi na internet. O material foi todo confeccionado, impresso e colado em papel cartão.
Adiantei aos alunos sobre o jogo e marquei a data que ocorreria, pedi que estudassem para se saírem bem; pedi que trouxessem algum bonequinho/objeto para ser o "pião" que percorrer as casas. No dia, dividi a turma em trios, cada grupo recebeu um tabuleiro, um dado e cartas com perguntas e respostas sobre o conteúdo.
Funcionamento:
O aluno joga o dado, o número sorteado indica a quantidade de casa que o aluno irá anda. O colega seguinte pega uma carta e lê a pergunta, se ele acertar, avança nas casas, assim vai seguindo. No final da jogada, cada vencedor disputara a segunda rodada, terminando em dois ganhadores. Trouxe duas canetas para agradar os ganhadores.
Muito bom. Educação é primeiro passo para transformação.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa de esta sempre buscando, novas ferramentas para proporciona ao aluno interação e construção da aprendizagem. Achei tabuleiro excelente para trabalhar com a acentuação gráfica e o interessante é que pode ser adaptado para trabalhar outros conteúdos.
ResponderExcluirObrigada colega! Verdada, inclusive este conteúdo ja doi uma adaptacao. Os alunos se envolveram bastante.
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