sábado, 13 de outubro de 2018

JOGO DE TABULEIRO: ACENTUAÇÃO GRÁFICA

PRODUÇÃO E REALIZAÇÃO: Profª. Cleide Costa

Diante das dificuldades encontrada nas aulas de Língua Portuguesa, relacionadas à assimilação e uso da acentuação gráfica pelos alunos do 9º ano A e B, e após ter contato com materiais e sugestões de usos de novas tecnologias, durante os estudos do curso realizado no curso Novas Tecnologias na Educação, foi ai que surgiu a ideia de elaborar um jogo de tabuleiro com foco na acentuação gráfica. Criei o tabuleiro baseado nos que vi na internet. O material foi todo confeccionado, impresso e colado em papel cartão. 
Adiantei aos alunos sobre o jogo e marquei a data que ocorreria, pedi que estudassem para se saírem bem; pedi que trouxessem algum bonequinho/objeto para ser o "pião" que percorrer as casas. No dia, dividi a turma em trios, cada grupo recebeu um tabuleiro, um dado e cartas com perguntas e respostas  sobre o conteúdo. 
Funcionamento: 
O aluno joga o dado, o número sorteado indica a quantidade de casa que o aluno irá anda. O colega seguinte pega uma carta e lê a pergunta, se ele acertar, avança nas casas, assim vai seguindo. No final da jogada, cada vencedor disputara a segunda rodada, terminando em dois ganhadores. Trouxe duas canetas para agradar os ganhadores.
Ao final fiz uma avaliação oral, os alunos avaliaram o jogo como muito positivo, que ajudou muito a exercitar o conteúdo e aprender com os erros, pediram para fazer outras vezes.


























3 comentários:

  1. Muito bom. Educação é primeiro passo para transformação.

    ResponderExcluir
  2. Professora Margarete Dua15 de outubro de 2018 às 13:53

    Parabéns pela iniciativa de esta sempre buscando, novas ferramentas para proporciona ao aluno interação e construção da aprendizagem. Achei tabuleiro excelente para trabalhar com a acentuação gráfica e o interessante é que pode ser adaptado para trabalhar outros conteúdos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada colega! Verdada, inclusive este conteúdo ja doi uma adaptacao. Os alunos se envolveram bastante.

      Excluir

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ENTREVISTA ORAL

COLÉGIO MUNICIPAL MARIA JOSÉ DIAS PIRES DISCIPLINA: REDAÇÃO                  PROFESSORA: JANICLEIDE            SÉRIE: 7º SEQUÊNCIA D...