sábado, 13 de outubro de 2018

PEÇA TEATRAL

DE MACHADO DE ASSIS AO SERTÃO NORDESTINO
Autoria e organização: professora Cleide Costa

Os alunos do 9º ano A e B do turno matutino do Colégio Maria José Dias Pires, na segunda Unidade, estudaram os contos de Machado de Assis: A Cartomante e o Enfermeiro.
Fizeram a releitura dos contos machadianos, enfocando as mazelas da sociedade atual, casando com o clima junino/caipira.
A história apresenta uma família composta por um casal, três meninas e dois meninos. O marido Zé Rudela é muito bruto com a esposa e bate nela sempre, a mulher Filismina disfarça para as pessoas o motivo de sua tristeza e manchas rochas. Chiquim é um moço que descobre tudo e se compadece com o sofrimento de filismina, onde acaba surgindo um romance; Zoi Grande flagra o romance e chantageia Chiquim pedindo presentes. A filha Rosinha é encalhada e é doida pra casar. Rosinha, a segunda filha, começa a namorar com o desajeitado Mazarope somente por interesse, visto que ele tem condição de lhe oferecer uma vida melhor. 
Todos se preparam com muita expectativa para a festa junina da comunidade. Neste baile é apresentadas algumas simpatias juninas, recordando a tradição cultural de antigamente. São exibidas cenas de fofocas, namoro no escuro, danças, "tábua", e por fim termina num tiro pro alto; tais fatos servem pra retratar a linha do autor: traição, fofoca, ambição, violência contra a mulher, chantagem, violência, dentre outros.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ENTREVISTA ORAL

COLÉGIO MUNICIPAL MARIA JOSÉ DIAS PIRES DISCIPLINA: REDAÇÃO                  PROFESSORA: JANICLEIDE            SÉRIE: 7º SEQUÊNCIA D...