sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Sequência didática: Beijo ou Reação Química?

COLÉGIO MUNICIPAL MARIA JOSÉ DIAS PIRES
DISCIPLINA: Português
Prof.: Cleide Cota SÉRIE: 9º ano
1- Tema
Beijo ou reação química?
2- Propósito Social
Expor oralmente
3- Objeto da Língua
 Estrutura das palavras
 Coesão e coerência
 O uso da pontuação
4- Propósito Didático
Aula 1 e 2
Informe aos alunos sobre o tema do estudo;
Distribua os textos;
Faça algumas indagações para despertar a curiosidade: Como surgiu o beijo? Para que se beija?
Que tipo de pessoas você interessa beijar? Beijar faz bem pra saúde? Beijar faz algum mal?
Convide os alunos a ouvirem e acompanharem a leitura do texto “A ciência do beijo”, feita pelo
professor;
(Texto 1)
A ciência do beijo
A grande questão a ser resolvida é se o beijo é um comportamento aprendido ou instintivo.
Alguns dizem que é um comportamento aprendido, que remonta aos tempos de nossos ancestrais
humanos.
Naquela época, as mães mastigavam comida e a passavam de suas bocas para as de seus
bebês desdentados. Mesmo depois dessa fase, as mães continuavam a pressionar seus lábios
contra as bochechas de crianças, para confortá-las.
Outro fato que apoia a ideia de que o beijo é aprendido é o de que nem todos os humanos se
beijam. Certas tribos ao redor do mundo simplesmente não sabem o que estão perdendo – 10% da
população humana, de acordo com os antropólogos, não se beijam.
Outros acreditam que o beijo é, sim, um comportamento instintivo – e citam os animais como
prova. Enquanto a maioria dos animais esfrega os narizes em um gesto de carinho bem parecido
com um beijo, outros gostam de beijar exatamente como os seres humanos.
Os bonobos, por exemplo, inventam qualquer desculpa para trocar saliva. Eles se beijam
depois de brigas, para consolar um ao outro, para desenvolver vínculos sociais e, às vezes, sem
nenhuma razão aparente – assim como nós.
Hoje, a teoria mais aceita sobre o beijo é de que os seres humanos fazem isso porque nos
ajuda a “farejar” um companheiro de qualidade.
Quando nossos rostos estão próximos, nossos feromônios trocam informações biológicas
sobre se as duas pessoas resultariam em filhos fortes (com bom sistema imunológico, e, portanto,
saudáveis).
“É muito possível que tenhamos começado a beijar para sentir o gosto e o cheiro de alguém”,
disse Ana Alexandra Carvalheira, presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. “O
olfato é o órgão mais primitivo e mais poderoso a nível sexual naquilo que é a atração e o prazer”.
As mulheres, por exemplo, subconscientemente preferem o cheiro de homens cujos genes
para certas proteínas do sistema imunológico são diferentes das suas. Este tipo de mistura poderia
produzir descendentes com sistemas imunológicos mais fortes, e melhores chances de
sobrevivência.
Vale lembrar que, do ponto de vista científico, pensa-se que cabe às fêmeas escolher o seu
parceiro para procriar, e que elas têm uma obrigação filogenética de encontrar um bom companheiro
– visto por esse lado, o comportamento de uma fêmea de beijar vários homens significa apenas que
ela está tentando encontrar o “cara certo” para passar adianta seus genes.
Ainda assim, a maioria das pessoas (cerca de 90% delas!) está satisfeita com a explicação de
que os humanos se beijam simplesmente porque é muito bom. Nossos lábios e línguas são cheias
de terminações nervosas, que ajudam a intensificar todas aquelas sensações vertiginosas de estar
apaixonado quando apertamos nossa boca na de outra pessoa.
Ao final, deixar livre para as manifestações que surgirem, em seguida pergunte se o texto
responde às perguntas iniciais; se eles descobriram algo novo com o texto;
Divida a turma em grupos de 3 pessoas e oriente-os a localizar no texto as informações a
respeito do comportamento do beijo, organizando os mesmos por meio de uma tabela,
padronizada pelo professor;
 Elabore títulos para resumir as informações/argumentos do texto:
BEIJAR É UM COMPORTAMENTO:
 APRENDIDO  INTUITIVO  SENSORIAL/OLFATO
CONCLUSÃO DA MAIORIA

Ao término, faça a socialização das respostas;
Aula 3 e 4
Divida a turma em dois grupos e indique um líder, proponha a seguinte dinâmica: Serão
realizadas perguntas relacionadas aos textos seguintes (anteriormente entregue junto ao primeiro),
cada grupo deve discutir, encontrar a resposta o mais rápido possível e o líder escreverá no quadro,
do lado referente. Quem anotar primeiro marca ponto, ao final será atribuída nota para cada questão
acertada e somada aos pontos anteriores.
(Texto 2)
28 Fatos incríveis sobre o beijo
O beijo liberta ocitocina, um hormônio ligado ao amor e a excitação sexual. Através desta
liberação, aumentam também os níveis de dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer.
Em resumo, a estimulação cerebral causada por um beijo leva à produção de ocitocina,
noradrenalina, dopamina e serotonina, que influenciam o humor, a ansiedade, o sono e a
alimentação.
Segundo Margarida Braga, do Departamento de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina
da Universidade do Porto (Portugal), a saliva contém ainda testosterona, sendo uma das explicações
prováveis para alguns estudos afirmarem que os homens preferem beijos mais úmidos e com a boca
mais aberta – o que favorece a estimulação sexual da mulher e permite avaliar sua fertilidade e o
ciclo estrogênico.
(Texto 3)
Seletividade do sistema imunológico
O beijo também está relacionado com o sistema imunológico. “Há um estudo recente que diz
que o beijo serve para as mulheres serem expostas a determinados anticorpos que lhes
desencadeiam uma reação imune de forma a preparar para a escolha do par: há um “match
imunológico””, explica Margarida Braga. “Como a saliva é rica em compostos químicos seria uma
forma de identificação imunitária, as células poderiam identificar outras com quem seria vantajoso
conjugar”, acrescenta.
Para além disso, sabe-se que o beijo tem vários benefícios. Um deles está relacionado com
uma forma de combate à depressão, fato que, de acordo com a docente, ainda não está
comprovado totalmente. Com um ósculo, um sinônimo para este ato, baixam-se os níveis de cortisol,
um hormônio que rege a resposta ao stress do nosso organismo, sendo que é considerado um
calmante natural.
Beijar faz ainda com que o nosso sistema imunitário fique reforçado, visto que ele aumenta a
sua atividade. Transmitimos vírus através deste contacto físico e por isso se promove “uma espécie
de defesa e um fator de equilíbrio homeostático entre nós e o ambiente”, refere Margarida Braga.
Este reforço é conseguido não apenas através da composição dos fluidos de um beijo, mas também
a nível central, pois o cérebro tem a capacidade de equilibrar este sistema.
(Texto 4)
Cientistas explicam reações químicas que resultam no amor
REDAÇÃO EM 12 DE JUNHO DE 2015 ÀS 17:50
O que para os poetas é um mistério, para os incrédulos cientistas não passa de reações
químicas. Os pesquisadores dizem que tudo é uma questão de química: um olhar, um sussurro, um
perfume --hormônios que estimulam os sentidos. Para os psicólogos, uma reação subconsciente.
Em apenas um quinto de segundo, a seta do cupido pode atacar seu coração e sua cabeça,
ativando quatro áreas do cérebro. Duas ficam no córtex cerebral, a parte mais desenvolvida. As
outras duas, em uma área mais primitiva, muito provavelmente ligada ao vício.
Num instante, a reação pode ser desencadeada, com agentes químicos como dopamina,
oxitocina, vasopressina ou adrenalina. Após o primeiro beijo, a liberação de produtos químicos
continua.
Quando se trata de escolher os parceiros, o cérebro humano funciona de acordo com três
sistemas distintos: o desejo sexual, impulsionado pelos hormônios; a atração romântica, ligada a
altos níveis de dopamina, o estimulante natural; e o apego, a fidelidade, resultado do hormônio do
amor, a oxitocina.
O beijo é praticado por mais de 90% dos seres humanos de diferentes culturas em todo o
mundo. Mas nós não somos os únicos. Os animais têm sua própria maneira de trocar afagos.
De acordo com a biologia evolutiva, o vínculo criado por casais apaixonados garante a
segurança da espécie. Focado na sua família, o homem gasta energia em mantê-la bem provida,
oferecendo todas as oportunidades para que seus filhos cresçam e perpetuem sua carga genética.
Para unir o casal, o cérebro se inunda de amor - no caso, há um aumento na liberação dos
hormônios dopamina e norepinefrina. São eles que causam todas as sensações típicas da paixão,
como insônia, frio na barriga e pensamento obsessivo na pessoa amada.
 No texto 2, 1º parágrafo, o que é a “ocitocina” liberada durante o beijo? #Com uma palavra.
 O que estimula o cérebro a produzir “ocitocina”? #Uma palavra
 Qual palavra, do texto 2, 2º parágrafo, indica que o parágrafo é uma conclusão da informação do
anterior?
 Observe, texto 4, 6º parag.: “Para unir o casal, o cérebro se inunda de amor.” Há uma explicação
científica para este fato. Quais os dois hormônios envolvidos?
 No texto 3, 2º parag., 1ª linha, qual o sentido da palavra “benefício”?
 No texto 4, 4º parag. Atribua um significado para a expressão “trocar afagos”.
 No texto 4, 2º parag., 2ª e 3ª linha, a que se refere as palavras “duas”?
Ao final, revise com a turma, confronte no texto e peça que façam o registro no caderno.
Aula 5 a 7
Proponha o seguinte exercício em duplas;
Escrito:
 1 # Identifique a tese do texto 3,3º parag. e aponte os argumentos utilizados.
 2- No texto 3, elabore um parágrafo indicando resumidamente os benefícios do beijo à saúde,
apontado os argumentos.
 3- No texto 4, parag. 4, 2ª linha, explique o sentido do sinal gráfico (:).
 4- No texto 1, parag. 10, qual foi a intenção ao usar as duas primeiras vírgulas?
 5- No texto 1, parag. 6, a palavra farejar está entre aspas(“”), que sentido este sinal deu ao
enunciado?
 6- No texto 3, 1º parag. 3º período, o sinal de aspas foi usado com a mesma intenção da questão
anterior? Explique.
 7- Observe as seguintes palavras: apaixonar – apaixonado – apaixonou - apaixonante. Note que
nestas 4 palavras, há uma parte que se repete, mudando apenas o final. Que parte se mantém em
todas?
 8- Transcreva aqui a palavra destacada no texto 1. Ela está no singular ou plural? Em que
pessoa verbal se encontra? 1ª, 2ª ou 3ª? Que parte da palavra é responsável por indicar o plural, o
tempo verbal e a pessoa?
 9- Analisando a palavra “beijinhos”, Indique a parte responsável pelo:
Diminutivo:
Gênero (masculino/feminino):
Número (Singular/plural):
 10- Que parte desta palavra pode ser usada para formar outras derivadas? Faça uma
demonstração.
 11- Qual é a parte básica/principal da palavra “desdentados”, (vem de que palavra)? Observe as
partes que a compôs, qual funciona como prefixo(que vem antes)? Qual define o gênero, e o
numero?
 12- Se chamamos radical a parte básica de uma palavra e de sufixo a parte que se acrescenta
ao final do radical, qual seria o sufixo da palavra “simplesmente”?
No processo de revisão das atividades, acrescente explicações, notas, sobre os conteúdos.

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